imagem de uma ação sobre o setembro amarelo

[Setembro Amarelo] Você não precisa passar por isso sozinho

Criado inicialmente no Canadá, pelo Ministério de Estratégias Digitais, TheLifeProject ou EstouEnfrentando.com conta história reais, de pessoas reais, em dores extremamente comuns a nossa realidade. Este mês é o momento certo para falar sobre isso.

Setembro é o mês escolhido pelo Ministério da Saúde para conscientização sobre a prevenção do suicídio. O lema da campanha é “Falar é a melhor opção”, mas falar o quê? Com quem? Quem vai ouvir? O que vão dizer? com certeza estas perguntas angustiam muitas pessoas.

Não ser compreendido, ou mesmo ser malfalado, mal-visto, por apresentar suas fraquezas é um medo completamente justificável. Vivemos numa sociedade que esconde suas dores (ou as sobrepõe às do outro), muitos querem falar e serem ouvidos, poucos querem ouvir. Por isso, além de disponibilizar histórias reais nas mais diversas temáticas, existe um botão disponível para você conversar com algum dos voluntários e voluntárias disponíveis para, antes de tudo, ouvir. 

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

O motivo de fazer tudo isso é simples e direto: POR QUE NOS IMPORTAMOS – “Ainda enfrentamos problemas, mas encontramos a vida abundante que nos preenche com uma alegria ilimitada.” segundo o site do projeto.

interface do site estouenfrentando.com

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida.

O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.

O site EstouEnfrentando.com está disponível em português, inglês, espanhol, francês e inglês indiano.

 

Leia também:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s