Como posso seguir meu chamado se eu não tenho certeza qual é?

Você sonha em encontrar aquele ponto certo na sua vida e carreira em que você é renovado, realizado e desafiado?

Você almeja um trabalho significativo que expresse um senso do seu chamado.

Mas há um problema. E se você não sabe qual é o seu chamado. e se você não tem certeza de como descobrir isso. 

Obstáculos podem vir entre nós e a sensação de que estamos vivendo a vida que Deus pensa para nós. Como nós podemos superar esses obstáculos? 

 

  • Você não está certo sobre o que é um chamado.

Quantas vezes você conheceu alguém novo e uma das primeiras perguntas (feitas entre vocês), foi: o que você faz?

Seu trabalho se torna sua identidade. seu trabalho assume o conceito de ter um chamado, reduzindo isso ao que você faz por um salário. 

Se seu chamado tem tudo a ver com um bom emprego, então o alvo principal torna-se encontrar um trabalho em que seus talentos, valores e anseios se alinhem. se você está vivenciando menos que isso, então o seu chamado deve estar em outro lugar.

Mas a vida é dinâmica. Você muda. Seu chefe, equipe e ambiente de trabalho mudam. Se você encontrar aquele ponto ideal é possível que ele não dure muito tempo. O que vai acontecer quando isso acabar? você irá recomeçar a procurar seu chamado toda vez que os fatores forem diferente do esperado?

Essa visão tem como base um ponto inicial errado. Isso te leva a uma vida inteira de desapontamento com Deus.

A solução: volte seu chamado para o alto.

A bíblia mostra um jeito melhor de ver as coisas. ela começa com deus trabalhando em seu mundo e chamando você para ser parte da sua história.  Circunstâncias mudam, mas o primeiro chamado de deus para você – para conhece-lo e faze-lo conhecido- permanece o mesmo. Ao fazer disso o seu chamado, mesmo quando as circunstâncias mudam, você não será desviado de curso/rumo. Seu chamado não se origina em você. ele começa em Deus. 

  • E se você não quer o que Deus quer pra você?

Há um conflito em acreditar que Deus é sempre bom e que Ele quer o melhor para nós. Confiar em Deus pode parecer como a morte, as vezes.. a bíblia até  descreve isso como morrer para si mesmo. mas transformar morte em vida é uma das especialidades de Deus. 

 

  • Como você sabe quando deus está falando com você?

Na bíblia, Deus fala muitas vezes: diretamente ou mandando anjos para falar por ele. com que frequência deus tem falado com você? 

Talvez você pense que ele falou apenas através das escrituras. Talvez você pense que ele fala apenas para aqueles que são realmente devotos a Ele. ou talvez você não consegue identificar de que maneiras Ele fala conosco hoje.

 

Uma das formas de deus se comunicar conosco é através de pessoas que nos conhecem, que conhecem a palavra de deus e têm o espírito dele habitando dentro de si.

Nós o vemos nos outros e o ouvimos através dos outros. mas isso requer que você esteja em relacionamentos autênticos e honestos com outros cristãos. 

  • você tem medo de escolher o caminho errado. 

então você não está convencido de ter ouvido a Deus, mas ainda tem que tomar uma decisão. 

E se você tomar a decisão errada? 

Steve, um jovem profissional em Portland, Oregon, viveu com esse medo por 2 anos. ele tinha medo de perder seu chamado e arruinar os planos de Deus para sua vida. Finalmente, ele percebeu que a única direção para a qual estava indo era longe de Deus.

Essa ideia de apenas uma escolha correta é debilitante. ela adiciona uma pressão desnecessária para cada tomada de decisão. 

O plano de Deus é que cada pessoa tenha uma oportunidade de conhecê-lo e que aqueles que creem cresçam em semelhança a Jesus. onde fazemos isso, como se encaixa durante nossas horas do dia é algo bem mais flexível do que Steve estava pensando

Deus nos oferece múltiplos caminhos, não um labirinto com uma saída apenas. Até mesmo profissões e lugares que não são para você podem desenvolver o seu caráter. Às vezes eles são especialmente bons porque revelam algo sobre nossas fraquezas e maturidade espiritual.

“Então, pergunte a si mesmo e a Deus se alguma de suas opções são pecaminosas e depois desfrute do respeito que Deus tem em permitir que você tome uma decisão.”

Confiar em Deus para endireitar o nosso caminho significa até mesmo acreditar que Ele é capaz de trabalhar com nossas escolhas imperfeitas

Qual é o seu melhor próximo passo? 

  • Procure oportunidades para servir a Deus e descobrir seu chamado.
  • Encontre uma comunidade para ajudar você a viver a vida que Deus preparou para você.
  • Use seu diário para pensar sobre essas questões, ou discuti-las com alguém em quem você confie: quais dons você crê que deus tem te dado? o que as outras pessoas dizem que são seus pontos fortes? como você poderia usar seus talentos para servir a deus e servir os outros?como você responde a provérbios 3:5-6?

Tradução: Mayra Moraes. Texto original: https://www.cru.org/us/en/train-and-grow/life-and-relationships/work-and-rest/how-can-i-follow-my-calling-if-i-m-not-sure-what-it-is.html

 

Um comentário sobre “Como posso seguir meu chamado se eu não tenho certeza qual é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s