Engolidos Pela Cultura POP é uma leitura OBRIGATÓRIA para todo jovem cristão

Autor: Steve Turner. Título: Engolidos pela Cultura POP. P 140 páginas. Editora Ultimato.

Disponível para compra no site da ULTIMATO, na Amazon ou em algum sebo perto de você!

“É difícil argumentar que a Bíblia é a fonte de orientação sobre como lidar com finanças, casamento, família, relacionamentos, trabalho, adoração e oração, mas que não tem nada útil a nós dizer sobre Cultura.” P. 19

Leitura obrigatória para todos os cristãos produtores de arte, mídia e entretenimento. Leitura indispensável para os cristãos da geração X e Y, potenciais consumidores da cultura pop.

Preciso começar enaltecendo Steve Turner, um jornalista brilhante, escritor consciente e cristão inspirador. Esse livro foi meu primeiro contato com o escritor inglês, mas já me sinto impelido a ler todas as suas obras, fiquei muito feliz em conhecer um jornalista Cristão com uma bibliografia (e biografia) tão boa.

Segundo ponto importante: todos somos influenciados pela cultura pop, participamos como produtores ou consumidores (que também fazem parte da construção do produto, portanto produtores em algum nível) e devemos ter consciência do que estamos fazendo parte. O que Steve Turner oferece é uma sabedoria prática para que possamos criticar, avaliar e criar.

“Eu adoraria sentar com Cristo e perguntar o que Ele pensa sobre a música dos Beatles, os filmes de John Ford e a arte de Picasso. Os Beatles fizeram revolver, mas Deus fez John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star. Penso que Deus pode ficar ofendido ou encantado com a arte, mas nunca surpreso.”

Em geral, as igrejas tem posições diferentes para os diferentes produtos, especialmente quando falamos de entretenimento. Música que não é cristã (feita por cristãos, para cantar na igreja) deve ser abominada, ao passo que os filmes podem ser apreciados de maneira moderada, basicamente veja de tudo, retenha o que é bom. Até hoje só presenciei a proibição clara de filmes que continham pornografia ou abordavam a história de homossexuais. Nem mesmo os filmes de grande violência são, comumente, censurados. E o que isso faz conosco? 

Além de baixar a guarda para coisas bem mais sutis e evasivas, nós perdemos o senso crítico sobre o que é produzido fora da “bolha evangélica”. O que também prejudica a entrada de cristãos nessa produção cultural, tornando-a cada vez mais cética e “anti-deus”. 

Dentre os assuntos abordados no livro, estão: A cultura popular, o cinema, jornalismo, moda, comédia (ou secularização do humor), fotografia, novas tecnologias e propaganda. Também falamos sobre a busca pelo prazer, porque devemos ter momentos de descanso e apreciação da obra de Deus. 

Uma leitura rica em bibliografia, apresentando livros com perspectiva secular e cristã sobre cada assunto abordado (para aprofundamento) e referências externas de sites e blogs para acompanhamento da discussão dos temas. 

“Temos a garantia que vamos vencer no final, mas vencer nem sempre nos faz sentir como vencedores, pois existem paradoxos na essência da vida cristã. Vivemos ao morrer, tornamo-nos os primeiros ao sermos os últimos, e ganhamos ao desistirmos”.

Outro aspecto interessante do livro é a didática que Steve usa para realmente suscitar, além do debate,  ações práticas. No final de cada capítulo ele faz perguntas ao leitor sobre sua experiência com o tema é ainda algumas atitudes práticas para avaliar, criticar e criar com mais sabedoria. 

Sobre Steve Turner: Jornalista, poeta e escritor e mora em Londres, Inglaterra. É crítico musical e colaborador das revistas Rolling Stone e Christianity Today, e do jornal The Times. Entre seus vários livros estão Cristianismo Criativo?(W4 Editora), ImagineConversation with Eric ClaptonU2 – Rattle and Hum e The Beatles – a história por trás de todas as canções (Editora Cosac Naify).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s