O que devemos aprender do relato de Davi e Golias? 

Texto extraído do portal Got Questions

A história de Davi e Golias (1 Samuel 17) é o relato factual da história bíblica que demonstra como o Senhor intercede pelo seu povo. Davi era pastor de ovelhas o mais jovem dos 8 filhos de Jessé, de Belém. O rei Saul e seus homens lutavam contra os filisteus, dentre eles um gigante chamado Golias, que media cerca de 3 metros. Os homens do exército de Saul estavam com medo de Golias e não havia ninguém que o enfrentasse. Mas Davi, cheio de fé e uma paixão pelo nome de Deus, que estava sendo blasfemado por Golias, matou-o com uma pedra e uma funda. Depois ele cortou a cabeça de Golias com a própria espada do gigante. Quando os filisteus viram que seu campeão estava morto, eles fugiram dos israelitas, que tiveram uma grande vitória sobre eles. 

Um ponto importante nessa história é que Golias estava zombando o Senhor Soberano do universo  Ele estava desafiando o povo de Deus a enfrentar e demonstrar que o Deus deles era mais poderoso do que ele. Até Davi chegar ao acampamento israelita, não havia ninguém que estivesse disposto a dar passos de fé contra o gigante. No entanto, a fé de Davi tinha tanta força que ele estava disposto a acreditar que o Senhor iria com ele e o capacitaria para derrotar Golias (1 Samuel 17:36-37). A fé de Davi nasceu de sua experiência com a graça e misericórdia de Deus até aquele momento de sua vida. O Senhor o livrou de outras situações de perigo no passado, provando seu poder e fidelidade e Davi confiava nEle para livrá-lo dos filisteus.

A partir da história de Davi e Golias, nós podemos aprender que o Deus que nós servimos é capaz de derrotar qualquer gigante em nossas vidas – medo, depressão, problemas financeiros, falta de fé- se conhecemos a Ele e sua natureza o suficiente para darmos passos de fé. Quando não sabemos o que futuro nos reserva nós temos que confiar nEle. Mas nós não podemos confiar em alguém que não conhecemos, então,conhecer a Deus através da sua palavra gerará nossa fé nele.

Como cristãos que tem confiado em Cristo como o único caminho para o céu (João 14:6), nossa batalha contra os gigantes em nossas vidas resultará em vitória se pela fé nos agarrarmos em Deus e em seu poder. A ilustração de Davi e Golias é apenas um dos muitos exemplos do poder sobrenatural do nosso Senhor. Ele se importa profundamente com seus filhos e quer apenas o melhor para elas. Às vezes, isso envolve provações e batalhas, mas essas são, no fim das contas, para nosso bem e glória de Deus. 

Tiago nos fala para considerarmos por motivo de alegria quando nos encontramos em provação, porque elas testam nossa fé e produzem paciência e perseverança (Tiago 1:2-4). Quando nós somos testados por provações, nós podemos, no poder do Senhor, confrontar qualquer gigante, confiando em nosso Salvador para ter a vitória. 

Tradução: Vinicius Castro | Revisão: Mayra Moraes.

Texto original: “What should we learn from the account of Davi and Goliath?”, disponível em: https://www.gotquestions.org/David-and-Goliath.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s