5 Rolés culturais gratuitos para você fazer em Fortaleza

Por Vinicius Castro.

1.Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura.

Um dos lugares mais lindos que visitei em fortaleza é o Dragão do mar, estive lá em fevereiro de 2018 e pude visitar duas exposições incríveis. A primeira foi a “Vaqueiros”, que apresenta diversos elementos do dia a dia do vaqueiro, figura muito marcante na história nordestina, de forma muito dinâmica e interessante. Além das exposições belíssimas, o Centro Cultural Dragão do Mar ainda oferece um espaço de muita personalidade com grafites de diversos artistas locais, e uma ponta famosa pelas fotos “infinitas”.

5 Rolés culturais gratuitos para você fazer em Fortaleza

A segunda exposição é o trabalho fotográfico de Luciano Carneiro, fotojornalista que cobriu a guerra na Coréia do Norte, e viajou praticamente o mundo inteiro fotografando, principalmente, a realidade do pobre. Luciano publicou suas reportagens mais marcantes na revista O Cruzeiro.

Além dessas, o museu conta com muitas outras exposições, saiba mais: http://www.dragaodomar.org.br/

2.Caixa cultural.

Outro espaço de se encher os olhos é a Caixa Cultural, bem ao lado do Dragão do mar. Logo na entrada, o visitante se depara com uma grande praça de convivência muito arborizada e charmosa. Por dentro do espaço acontecem duas exposições, a primeira é uma instalação do artista baiano Vinícius S. A., chamada: “Lágrimas de São Pedro – acalento ao sertão nordestino”. “Lágrimas de São Pedro” é como são chamadas as gotas de chuva na música “Segue o Seco”, assinada por Carlinhos Brown e gravada por Marisa Monte no disco “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão”. É um ambiente extremamente sensível.

5 Rolés culturais gratuitos para você fazer em Fortaleza

Lágrimas de São Pedro fica na Caixa Cultural até o dia 06 de maio.

A segunda exposição é a “Êxodos”, trabalho do gênio do fotojornalismo Sebastião Salgado. A exposição encontra-se dividida por temas: “Luta pela Terra”, “Refugiados e Migrados”, “Megacidades”, “África” e “Retratos de Crianças”. Não consegui escolher meu espaço preferido, mas ver “Retratos de Crianças” e “África” foram os momentos mais tocantes.

Êxodos fica na Caixa Cultural até 20 de maio.

Saiba mais: http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=3

3.Cine Teatro São Luiz.

5 Rolés culturais gratuitos para você fazer em Fortaleza

Um daqueles teatros com cara de teatro mesmo é o São Luiz, belíssimo! Encantador por fora e por dentro e o melhor, é totalmente acessível e dispõe de muitas sessões gratuitas.

Para acessar a programação CLIQUE AQUI (http://www.secult.ce.gov.br/index.php/programacao/cineteatro-sao-luiz)

4.Parque do Cocó.

Para aqueles que curtem aventuras na natureza, um lugar incrível para se conhecer é o Parque do cocó, além de uma área verde plana, o espaço também dispõe de trilhas por paisagens incríveis e também uma aventura de arvorísmo. Aqui vai uma dica, se tiver chovido no dia anterior, espere mais um dia.

5 Rolés culturais gratuitos para você fazer em Fortaleza

5.Museu do Ceará.

Outro lugar belíssimo em Fortaleza é o Museu do Ceará, que abriga um acervo de mais de 13 mil peças distribuídas em três importantes coleções que contam a história do estado com temas extremamente interessantes e cativantes, tais como os poderes constituídos, as lutas e revoltas populares, a religiosidade, a produção intelectual e a irreverência do cearense. Um dos personagens mais icônicos no museu é a presença empalhada do Bode Ioiô, figura folclórica da cultura popular cearense, que costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira, antigo centro cultural da capital, e que lhe davam cachaça para beber. O bode chegou a receber votos para ser vereador.

5 Rolés culturais gratuitos para você fazer em Fortaleza
Amigos que me apresentaram os rolés gratuitos, o sorvete pardal e o forró cearense. gratidão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s